Este erro comum é cometido, e constatado, ao você perguntar a um empresário como ele irá se comunicar com o seu mercado, promover o seu produto, dar uma boa visibilidade em relação à sua concorrência (lembre-se que ela está lá sempre). A resposta será (com olhos arregalados): “Marketing” (como se marketing fosse uma ….entidade, uma espécie de VODU!). Como se apenas pronunciar a tal palavra fosse suficiente para evocar forças poderosíssimas.
Este equívoco foi citado no case Como planos de negócio falham: 9 equívocos recorrentes.
O simples fato de se afirmar, no plano de negócios, que uma série de ações inovadoras e agressivas de marketing estão previstas não faz com que o universo conspire a favor do sucesso de seu projeto.
Esqueça, Marketing não é sinônimo de esperteza e nem tampouco abre as portas do Valhalla!
O capítulo marketing de seu plano de negócios é onde você vai ter que convencer sobre sua capacidade de transformar um bom modelo de negócio em algo que o mercado vai entender e adotar. Você não pode escapar de uma reflexão clara, estruturada e profissional sobre a organização desta parte de sua atividade. Se o projeto fosse lançar um satélite: como você vai lançá-lo, por que ele vai ficar no ar e como ele irá retransmitir as comunicações.
E não se surpreenda: o que se espera é que você crie este encadeamento. Portanto, temos de ser capazes de sermos críveis. E para não te deixar perdido no meio do tema, sugiro um check-list (que muito provavelmente não encerra o assunto):
- Como você segmentou este mercado para então se comunicar com ele?
- Qual a modalidade de comunicação que você vai eleger para cada segmento?
- Qual a mensagem principal para cada segmento (benefício ao cliente, valor adicionado … ) ?
- Como é que você vai permitir o nascimento de uma marca em torno de seu negócio, de quem você é?
- Quais recursos você vai alocar a essas operações (tempo, pessoas, parceiros, dinheiro ) ?
- Quais são seus os principais parceiros ?
- Como você medirá seu público ?
- Qual é o custo de aquisição de um novo cliente ?
- Qual é o tempo de retenção e a taxa de perda provável estimada ?
Eu sei que fiquei no universo das generalidades, mas há uma boa chance que você tenha uma visão muito mais precisa sobre seu projeto ou mercado para enriquecer esta lista.
O essencial é você não considerar o marketing como uma operação de magia negra.
SUGESTÃO DE LEITURA: Planos de Negócio , Quem somos
Valmir Mondejar ….saber mais 08/04/2014
ótima reflexão.
Marketing por si só, de forma isolada, pensando apenas em um departamento, ou grupo de pessoas com funções específicas, não produzirá muito efeito. Porém, agregado a estratégias e táticas, bem elaboradas e planejadas, buscando conhecer profundamente o mercado em que está inserido, com foco nas necessidades do clientes, certamente produzirá efeitos satisfatórios.
Muito prazer em le-lo, Mario Sergio.
Cadastra-se para receber as novidades e recomende a seus amigos.
Grande abraço