Marketing é uma Ciencia que necessita de estudo e dedicação


Este erro comum é cometido, e constatado, ao você perguntar a um empresário como ele irá se comunicar com o seu mercado, promover o seu produto, dar uma boa visibilidade em relação à sua concorrência (lembre-se que ela está lá sempre). A resposta será (com olhos arregalados): “Marketing” (como se marketing fosse uma entidade, uma espécie de VODU!). Como se apenas pronunciar a tal palavra fosse suficiente para evocar forças poderosíssimas.

Este equívoco foi citado no case Como planos de negócio falham: 9 equívocos recorrentes.

O simples fato de se afirmar, no plano de negócios, que uma série de ações inovadoras e agressivas de marketing estão previstas não faz com que o universo conspire a favor do sucesso de seu projeto.

Esqueça, Marketing não é sinônimo de esperteza e nem tampouco abre as portas do Valhalla!

O capítulo marketing de seu plano de negócios é onde você vai ter que convencer sobre sua capacidade de transformar um bom modelo de negócio em algo que o mercado vai entender e adotar. Você não pode escapar de uma reflexão clara, estruturada e profissional sobre a organização desta parte de sua atividade. Se o projeto fosse lançar um satélite: como você vai lançá-lo, por que ele vai ficar no ar e como ele irá retransmitir as comunicações.

stock-photo-business-plan-on-chalboard-word-flow-116320000E não se surpreenda: o que se espera é que você crie este encadeamento. Portanto, temos de ser capazes de sermos críveis. E para não te deixar perdido no meio do tema, sugiro um check-list (que muito provavelmente não encerra o assunto):

  • Como você segmentou este mercado para então se comunicar com ele?
  • Qual a modalidade de comunicação que você vai eleger para cada segmento?
  • Qual a mensagem principal para cada segmento (benefício ao cliente, valor adicionado … ) ?
  • Como é que você vai permitir o nascimento de uma marca em torno de seu negócio, de quem você é?
  • Quais recursos você vai alocar a essas operações (tempo, pessoas, parceiros, dinheiro ) ?
  • Quais são seus os principais parceiros ?
  • Como você medirá seu público ?
  • Qual é o custo de aquisição de um novo cliente ?
  • Qual é o tempo de retenção e a taxa de perda provável estimada ?

Eu sei que fiquei no universo das generalidades, mas há uma boa chance que você tenha uma visão muito mais precisa sobre seu projeto ou mercado para enriquecer esta lista.

O essencial é você não considerar que ao proferir a palavra marketing uma conjunção de forças cósmicas se formará para solucionar seus problemas.

SUGESTÃO DE LEITURA: Planos de Negócio ,  Quem somos

Valmir Mondejar  ….saber mais  08/04/2014

Anúncios

2 comentários sobre “Marketing é uma Ciencia que necessita de estudo e dedicação

  1. ótima reflexão.
    Marketing por si só, de forma isolada, pensando apenas em um departamento, ou grupo de pessoas com funções específicas, não produzirá muito efeito. Porém, agregado a estratégias e táticas, bem elaboradas e planejadas, buscando conhecer profundamente o mercado em que está inserido, com foco nas necessidades do clientes, certamente produzirá efeitos satisfatórios.

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s