E quando falta visão estratégica?


Dentre os erros clássicos de planos de negócio que vejo regularmente, a falta de uma visão estratégica já pode ser considerada uma síndrome. Este foi um dos erros que citei no case (ou anti-case?) Como planos de negócio falham: 9 equívocos recorrentes.

E não quero dizer com isto que falta uma visão teórica, complexa e ultra detalhada do projeto. Se ela estiver lá, tudo bem. Mas se você acredita ser importante discutir uma teoria, ensinar algo que te pareça importante sugiro que seja feito em outro local: na sala de aula, vá lecionar. Mas por favor, nunca faça isto dentro de um plano de negócios .

O que se espera de você como empreendedor ou autor do plano de negócio é que exista um plano, uma visão que possa apoiar a direção estratégica do seu projeto. Na medida em que é impossível prever tudo antecipadamente, esta visão estratégica é que lhe permitirá tomar decisões, qualquer que seja o contexto que se apresente ao longo do projeto. Arrisco afirmar que a visão estratégica não é o instrumento, a sua bússola, é o Norte!

Se você tiver dúvidas sobre o que pode ser esta visão (o que é legítimo), eu sugiro que você considere os seguintes modelos:

  1. Excelência operacional: uma estratégia de engenharia visando controlar os custos e melhorar o desempenho. Essa visão leva a se concentrar sobre processos repetitivos e eficazes para obter uma vantagem competitiva em termos de preço, de confiabilidade e de robustez. Ela só é ótima para produtos com longos ciclos de vida. Um bom exemplo: refrigerantes.
  2. stock-photo-business-plan-on-chalboard-word-flow-116320000Intimidade com o cliente: uma abordagem muito comercial e marketing, seguindo de perto (ombro a ombro) o cliente em qualquer situação. Devemos estar sempre presentes no ambiente do cliente-alvo, adaptando-se a todas as necessidades, sempre oferecendo os serviços mais adequados. Entre os três modelos é o mais cômodo, sempre podemos dizer que estamos respondendo às demandas mais prementes do mercado.
  3. Liderança de produto: a última abordagem é a concepção e R & D, onde não há a busca para se adaptar às necessidades do mercado, mas antecipá-las e transformá-las. Aqui avançamos sempre em território desconhecido, as partes de mercado não existem e, se bem sucedida, você será rapidamente copiado. Velocidade e visão de futuro são as chaves do sucesso. Para dar um exemplo emblemático: Apple.

É importante compreender através destas três visões estratégicas é que elas são mutuamente excludentes. Não se pode ter simultaneamente os melhores processos em termos de excelência operacional, seguir os clientes para atender todas as suas necessidades e, sobretudo, inventar, criar produtos e serviços do amanhã. Por quê? Porque essas três visões requerem que toda sua empresa esteja à escuta de uma das principais partes interessadas: produção e processos, comercial e de marketing, R & D.

Decidir implica em abdicar.

No plano de negócios é preciso saber qual sua proposta de posicionamento e como você vê o futuro. Compartilhar sua visão é essencial. Isto irá restringir e estruturar suas opções de investimento, é o que irá orientar a sua pesquisa inicial de mercado. E declarar sua visão não significará jamais uma falta de maturidade empresarial.

As melhores oportunidades se encontram entre os maiores riscos.

SUGESTÃO DE LEITURA: Planos de Negócio ,  Quem somos

Valmir Mondejar   ….saiba mais  06/04/2014

estrategia, planejmento estrategico, Planejamento Estrategico, Estratégia, Consultoria Empresarial, consultoria empresarial

Anúncios

2 comentários sobre “E quando falta visão estratégica?

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s