Marketing operacional: como transformar a estratégia em resultado


A comunicação passa hoje por diferentes vetores de influencia e multiplica os pontos de contato. Qual mensagem deve ser realmente empregada? Sobre qual plataforma? Onde? Qual produto, qual marca, operação, qual temática para seduzir ao ponto de provocar o ato da compra?

Alguns revelam o impacto de suas comunicações aproveitando os meios e ações de forma estratégica. Os conceitos se aplicam sobre todas as plataformas e por todos os públicos em função dos pontos de venda, das demandas e da estratégia definida.

Uma convicção pessoal: o princípio do marketing operacional é saber como transformar a estratégia de comunicação em resultados numéricos pela rede de pontos de venda, filiais comerciais ou franqueados sempre respeitando a identidade e garantindo a coerência da imagem sobre todos os meios de comunicação.

stock-photo-business-man-writing-marketing-concept-115512139Como? Colocando à disposição os melhores meios, promovendo a informação sobre boas plataformas, estudando os canais mais pertinentes em função dos hábitos dos alvos. Melhor dizendo, estar presente de modo inteligente com as ações definidas e calculadas nos melhores momentos para maximizar o ROI (retorno sobre o investimento).

Marketing do ponto de venda, marketing das operações e eventos comerciais, marketing do circuito cliente e dos pontos de contato, teatralização, merchandising, marketing de eventos comerciais, edição comercial, catálogos, trade marketing, street marketing, operações web store, …………..

Para um marketing operacional eficiente, obrigatoriamente deve operar internamente à organização para:

  • Promover a cultura do resultado, acima de tudo!
  • Criar ferramentas de incentivo:Organização de convenções (apresentação de produtos, novidades, motivação aos vendedores)
    • para animar a rede de vendas,
    • destinadas a estimular a força de vendas e responsáveis dos pontos de venda, distribuidores ou clientes.
    • Jogos
    • Torneios com objetivos previamente fixados
    • Desafios aos vendedores 

SUGESTÃO DE LEITURA: Gestão Executiva , Marketing e Vendas

Valmir Mondejar  mais sobre…. 

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