Porque parar é a essência do caminhar……


E então deixamos de suportar a ideia de clicar no link e, antes que contemos até três, a tal página não esteja aberta toda pimpona!

Se após contar até três nada acontecer já desconfiamos da conexão: ”Wi-fi?” “O serviço que está cada vez pior!”.

Os dias são assim: coisas menores e corriqueiras, tão de todos nós e de todos os dias. Perdemos o aprendizado, se é que um dia realmente nós o tivemos, de que um fator essencial para o sucesso é parar. Parar não significa deixar de viver, trabalhar nem muito menos deixar de “compartilhar”.

Mas quando falo em parar não me refiro a se entregar ao ócio, mas apenas e tão somente fazer pequenas pausas para reencontrar ou procurar o rumo, o norte para darmos a oportunidade a nós mesmos de refletir se aquilo que estamos fazendo é o que deveríamos estar fazendo.

Parar, para poderemos retomar a consciência de nossos atos e o valor de nossas ações. Parar por alguns segundos, sem risco de perdermos a “conexão” ou “travar”. E por que não parar alguns minutos, um ou dois dias?

Assim simples: parar. E já que você conseguiu (você está lendo este texto!) aproveite deste breake para refletir, observar, analisar, ouvir seus pensamentos ou parar para entrar em contato com aquilo que te é mais caro, com o seu sagrado, pensar nas pessoas que gostam de você, coisas que te ajudem a se recolocar nos trilhos, no caminho.

imagesMas afinal, qual caminho? Aquele caminho que voce não deveria ter se desviado, aquele que lá atrás você havia desenhado, sonhado, se disposto a fazer antes de desviar com a loucura desmedida do executar, realizar,  do “chegar lá”. Voltar a buscar seu sonho, e se já é real, curta!

Olhar para o horizonte, observar as pessoas, ou crianças pode nos levar a refletir sobre coisas que nos desacostumamos a pensar. E então, após todo este exercício será possível retornar àquela sua estrada, na velocidade que o tráfego (ambiente) permite. Rápido demais, ficará sujeito a riscos desnecessários, deixará de ver o que poderia ter visto (e pensado sobre). Lento demais, vai causar tumulto na estrada, os outros vão reclamar que você não contribui para o bem estar e segurança de todos.

Parar é uma medida necessária para tomada de consciência sobre nossas forças e fraquezas.

Quer correr? Para onde? Pode ser uma medida insana, estressante. Quer vencer? Pare!

É preciso valorizar a pausa: o uso da pausa no texto ou na fala é fundamental para fazer com que o leitor ou público pense, reflita ou ainda para evidenciar uma palavra ou ideia. Na música não é diferente, um dos grandes momentos é a pausa.

Saber parar e conseguir parar não é tarefa para poucos, nem para qualquer um, porque parar é a essência do caminhar.

SUGESTÃO DE LEITURA: ELDER MINE – acelerando seu crescimento, Cases

Valmir Mondejar     mais sobre….

   

 

Anúncios

5 comentários sobre “Porque parar é a essência do caminhar……

  1. Exatamente Mondejar . O “dolce far niente” dos italianos, aquele capaz de serenar a mente para ordenar os passos seguintes ou permitir o exercício criativo. Então, de fato, parar pode significar avançar. Gostei imenso do texto.

  2. Lembro e ainda uso uma expressão de uns 40 anos atras….” Vamos dar uma paradinha para afiar o serrote”, ainda é válida e de grande valia. Gostei do texto.

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s