Criatividade: um exercício de estratégia e planejamento


Com alguma frequência somos convocados a participar de reuniões onde todos são instados a apresentar soluções criativas. Nem sempre nestas situações estimulam os aspectos mais lúdicos fundamentais para o processo de criação, sendo requeridas habilidades ligadas à logica.

Logo, nem sempre será possível adotar as soluções recomendadas no artigo “Criatividade: implodindo seu quotidiano”. Racionalizar o processo criando cenários catastróficos poderá nos ajudar a encontrar soluções inovadoras para situações inimaginadas.

A idéia central é racionalmente varrer todas as hipóteses e elaborar uma lista exaustiva, por mais absurdas que possam a princípio parecer, com aquelas que certamente colocariam o projeto no rol dos grandes fracassos.

Este exercício, o da construção do cenário catastrófico, consiste em procurar o que poderia acontecer de ruim ou ser feito ainda pior. Basta para isto uma simples dinâmica colocando as questões mais improváveis, por exemplo:

  • O que temos a fazer para estar seguramente no caminho errado? Desprezar um fato novo? Um novo movimento da concorrência?
  • O que fazer para que o lançamento deste novo produto seja um fracasso?
  • O que poderia garantir o insucesso de minha apresentação? A falta de energia elétrica? O notebook travar?

Tomando um exemplo extremo, se o Departamento de Defesa dos EUA tivesse feito este exercício, sem preconceitos, poderia ter encontrado a resposta: o ataque terrorista partirá de dentro nosso território. Afinal, todas as portas de entrada via terra, ar e mar já estavam protegidas pelos inúmeros orgãos de inteligência (CIA, FBI e mais toda sorte de sopa de letrinhas!). A única hipótese do sistema de defesa falhar era exatamente aquele que aconteceu em 11/09/2001. Por esta razão “nunca”, “jamais”, deve ser abolido das reflexões. Tudo deve estar na lista, e é por esta razão que a chamo de exaustiva!

Frente às diversas situações e ocorrências constantes na lista, criar soluções que venham a mitigar os efeitos nocivos relacionados. E quanto mais soluções criativas forem produzidas para situações inusitadas, mais distantes estaremos do fracasso, mais bem preparados para intercorrências.

SUGESTÃO DE LEITURA: Gestão Executiva , Reflexão estratégica

Valmir Mondejar para saber mais

Anúncios

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s