Criatividade: implodindo seu cotidiano


Para estimular sua criatividade é preciso fazer coisas diferentes dos seus hábitos. Todas as rotinas do dia-a-dia devem ser afetadas.

Os rituais do almoço: e se não almoçar todos os dias no mesmo lugar ou comer algo não usual? Com pessoas diferentes a cada dia? 

Os hábitos da manhã: café/email/jornal? Porque não testar outra forma de fazer ou de organizar seu dia.

A ideia não é mudar totalmente suas rotinas mas testar, experimentar novas coisas para “desorganizar” o cotidiano, nocivo à criatividade e ao imaginário. Ao invés de ficar no congestionamento de sempre, mude de congestionamento tomando vias alternativas. Voce terá outros cenários, outras vias, etc.

A curiosidade é um grande trunfo para estimular sua criatividade. Questionar, se interessar por assuntos totalmente novos, ler publicações ou assuntos não ligados a sua profissão ou tentar uma nova atividade são excelentes exercícios para colocar à prova sua capacidade de mudança. É uma espécie ginástica que nos leva a aliviar a pressão no pedal de freio da criatividade.

Já para os assuntos que você em tese domina aqui vão algumas dicas de como você pode implodir o cotidiano. Escolher outro ponto de vista é uma boa técnica para observar um assunto conhecido, mas de forma diferente:

  • a proposta é escolher dois ou três assuntos que você domina e perguntar: como um “personagem” poderia abordar este problema? Identifique seu publico-alvo e eleja o personagem que o representa.
  • se o assunto for ligado automóveis de alta performance ou atividades de ação, por exemplo, como James Bond abordaria este tema? Se for um assunto ligado à logica, como Einstein reagiria? Lula quando o assunto é greve? Ghandi para assuntos humanitários? Isto te levará a ler, estudar sobre os personagens e te ajudará a sair de seu quotidiano, além de adicionar novos conhecimentos sobre eles, suas personalidades e seus modos de pensar.
  • outro exemplo o tratamento de uma informação: como ela seria tratada por uma revista feminina ou masculina? Por uma revista de economia? Por uma revista europeia ou norte-americana? Estas diferentes abordagens te impulsionarão a imaginar, criar universos e a se comunicar com eles. E é bem possível que algo, que venha de um destes universos, você termine por incorporar ao tratamento de sua informação.

Todas estas perspectivas permitirão, se você realmente jogar o jogo, ver o problema sobre outros ângulos e encontrar pistas para uma solução ou abordagem surpreendente.

Importante: não caia na armadilha de imaginar como pensaria seu chefe, o diretor financeiro ou seu cliente. Pense em personagens fora do circulo mais próximo a você. E quanto mais distante ele for mais divertido será. E quanto mais divertido mais liberta será a resposta, porque no campo do imaginário tudo é possível.

SUGESTÃO DE LEITURA: Estudos de mercado , Planos de Negócio

Valmir Mondejar    mais sobre….     17/02/2014

Anúncios

Um comentário sobre “Criatividade: implodindo seu cotidiano

  1. Pingback: Criatividade: implodindo seu cotidiano | ERC - mentoring & management

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s