Consistencia: a ausencia de contradições


Consistência é muitas vezes chamada de “a marca de ética”. Ética é um pressuposto que nos fornece um guia para a vida moral, e para isso ele deve ser racional, e para ser racional deve estar livre de contradições. Se uma pessoa diz “Abra a janela, mas não abra a janela”, o comando é contraditório, portanto irracional.

Ética exige coerência no sentido de que nossos padrões, ações e valores não devam ser contraditórios.

Para ser coerente, devemos aplicar os mesmos padrões a uma situação que se aplicam a outra, a menos que nós possamos demonstrar que as duas situações diferem em aspectos relevantes.

stock-photo-marketing-manager-jobs-213517765Consistência em nossas vidas implica também uma integridade interior. Examinemos o caso em que os desejos no interior de uma pessoa possam colidir uns com os outros. Por exemplo, o desejo de ser honesto pode ser contrariado por um desejo de evitar a inconveniência ou a dor que a honestidade muitas vezes exige.

Podemos dizer que a consistência é necessária para a ética. Ética exige que haja consistência entre os nossos padrões e na forma como se aplicam estas normas. Ética também exige uma coerência entre nossos padrões éticos e nossas ações, bem como entre os nossos desejos interiores. Finalmente, a ética exige que haja coerência entre a forma como tratamos a nós mesmos e como tratamos os outros.

Alinhamentos desta ordem de grandeza e complexidade, que podem atingir o âmago dos profissionais ou de uma organização não se fazem no curto espaço de tempo e com o auxílio de um Consultor entregando um relatório bem elaborado. Eles só serão possíveis através de um esforço constante e de longo prazo. Eleja um Tutor, um profissional sênior com características muito particulares, que será responsável por conduzir este processo, adicionando suas experiências, sabedoria, apontando as necessárias ações de capacitação/sensibilização, facilitando a comunicação entre as equipes e contribuindo para a disseminação dos valores de sua empresa.

SUGESTÃO DE LEITURA: REVENDO A ESTRATÉGIA – quem envolver , Diagnóstico de empresas

Valmir Mondejar  mais sobre…. 

Anúncios

Um comentário sobre “Consistencia: a ausencia de contradições

  1. Tema muito importante. A relação entre ética, moral e acrescento, atitude, é um tema complexo. A ética pessoal existe quando lida com uma ética relacional, porque pouco se sabe quanto dos seus valores morais. Isso tem implicações do seu desejo. A relação interpessoal tem consistência quando existe ética, não havendo a contradição. Os padrões éticos de uma organização (empresa) definem os parâmetros de seus passos, mas é fundamental que as pessoas que a compõem tenham coerência em seus atos, mesmo àqueles que arriscam em prol do crescimento da organização, neste caso, atitude de um líder.

    Neste caso, sobre o líder, sua atitude pode até ser “incoerente” frente ao status quo do mercado, por exemplo, mas pautado na e numa ética, a coerência dos seus atos será consistente. Por isso, as pessoas são pilares em uma organização.

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s