Consistência é muitas vezes chamada de “a marca de ética”. Ética é um pressuposto que nos fornece um guia para a vida moral, e para isso ele deve ser racional, e para ser racional deve estar livre de contradições. Se uma pessoa diz “Abra a janela, mas não abra a janela”, o comando é contraditório, portanto irracional.
Ética exige coerência no sentido de que nossos padrões, ações e valores não devam ser contraditórios.
Para ser coerente, devemos aplicar os mesmos padrões a uma situação que se aplicam a outra, a menos que nós possamos demonstrar que as duas situações diferem em aspectos relevantes.
Consistência em nossas vidas implica também uma integridade interior. Examinemos o caso em que os desejos no interior de uma pessoa possam colidir uns com os outros. Por exemplo, o desejo de ser honesto pode ser contrariado por um desejo de evitar a inconveniência ou a dor que a honestidade muitas vezes exige.
Podemos dizer que a consistência é necessária para a ética. Ética exige que haja consistência entre os nossos padrões e na forma como se aplicam estas normas. Ética também exige uma coerência entre nossos padrões éticos e nossas ações, bem como entre os nossos desejos interiores. Finalmente, a ética exige que haja coerência entre a forma como tratamos a nós mesmos e como tratamos os outros.
Alinhamentos desta ordem de grandeza e complexidade, que podem atingir o âmago dos profissionais ou de uma organização não se fazem no curto espaço de tempo e com o auxílio de um Consultor entregando um relatório bem elaborado. Eles só serão possíveis através de um esforço constante e de longo prazo. Eleja um Tutor, um profissional sênior com características muito particulares, que será responsável por conduzir este processo, adicionando suas experiências, sabedoria, apontando as necessárias ações de capacitação/sensibilização, facilitando a comunicação entre as equipes e contribuindo para a disseminação dos valores de sua empresa.
SUGESTÃO DE LEITURA: REVENDO A ESTRATÉGIA – quem envolver , Diagnóstico de empresas
Valmir Mondejar mais sobre….
Tema muito importante. A relação entre ética, moral e acrescento, atitude, é um tema complexo. A ética pessoal existe quando lida com uma ética relacional, porque pouco se sabe quanto dos seus valores morais. Isso tem implicações do seu desejo. A relação interpessoal tem consistência quando existe ética, não havendo a contradição. Os padrões éticos de uma organização (empresa) definem os parâmetros de seus passos, mas é fundamental que as pessoas que a compõem tenham coerência em seus atos, mesmo àqueles que arriscam em prol do crescimento da organização, neste caso, atitude de um líder.
Neste caso, sobre o líder, sua atitude pode até ser “incoerente” frente ao status quo do mercado, por exemplo, mas pautado na e numa ética, a coerência dos seus atos será consistente. Por isso, as pessoas são pilares em uma organização.