Geomarketing: estratégia e realidade


Concretamente, os problemas mais frequentes que podem ser tratados graças às técnicas do geomarketing são:

  • Segmentação e marketing direto: para um gestor de uma loja, a distribuição de um folheto promocional tem sido uma das principais formas de comunicar aos clientes suas promoções. A possibilidade de publicidade nos meios televisivos mudou o jogo para as marcas, mas não para o comércio de mais próximo ao consumidor em bairros mais distantes,
  • Validação de posicionamento: para aperfeiçoar o ROI de pontos de venda, de equipe de vendas ou representantes comerciais ou de seus centros de distribuição,
  • Construção e conhecimento dos fluxos e pontos de venda, estimando seus potenciais: trata-se de uma análise previa visando descrever e melhor compreender a região, de onde vêm os produtos e clientes. As ferramentas de geomarketing permitem recomendar onde construir, por exemplo, um novo centro de distribuição considerando o potencial de vendas, evolução sócio demográfica, perfil de compras, etc.
  • stock-photo-business-man-writing-marketing-concept-115512139Definição da vocação de um centro de distribuição: o objetivo aqui é adaptar a oferta a propor a um ponto de venda em função de todas as componentes de seu ambiente (natureza e poder da concorrência, perfil da clientela potencial, características internas do ponto de venda). As analise de geomarketing permitem fornecer todos os elementos de observação das especificidades dos pontos de venda, a fim de adaptar individualmente ou por segmento de pontos de venda a oferta às realidades locais.
  • Otimização da rede e do esquema diretor de desenvolvimento: determinar as regiões a maior potencial de desenvolvimento, reconhecer as regiões já saturadas, quantificar as perspectivas de desenvolvimento e hierarquiza-las, identificar localmente as localizações de maior potencial. 

É possível afirmar que se trata de uma atividade profissional que demanda forte tecnicidade, permitindo confrontar questões altamente estratégicas, mas também muito fundamentada na realidade (todos os modelos construídos são de fato muito rapidamente avaliados com base nos resultados de campo), e que proporcionam projetos e carreiras muito atraentes. Quem se habilita?

SUGESTÃO DE LEITURA: Consultoria em Marketing e Vendas , Estudos de mercado

Valmir Mondejar  mais sobre….  

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Um comentário sobre “Geomarketing: estratégia e realidade

  1. Muito interessante. O Geomarketing permite fazer uma avaliação do mercado aliado à cultura, favorecendo o campo de atuação para aplicação do negócio. Importante frisar que o mundo deixou de se enxergar como Geografia e como Geopolítica transformando-se em Geomercado, isso em concordância com o texto. Claro que, não exclui os Estados (países) com suas diretrizes econômicas que tem influência no mercado. O trabalho de Marketing sim, é favorecido com essa visão podendo ter uma atitude ampliada quanto aos seus horizontes.

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