Mas afinal, qual é o verdadeiro valor da caça?


No artigo em que abri este tema para discussão, “Toda caça adiciona valor ao caçador”, procurei salientar alguns pontos fundamentais:

  • o objetivo das fusões e aquisições é gerar valor ao acionista/proprietário.
  • a maior fonte de ganhos (valor) está ligada a identificação, seleção e efetivação das sinergias
  • uma empresa só é adquirida porque algum valor importante foi reconhecido pela empresa compradora.

A análise inicial das eventuais sinergias tem início na etapa em que a empresa compradora analisa as eventuais “presas”: concorrentes diretos, empresas detentoras de tecnologia de difícil acesso, empresas com ofertas complementares, etc.

Muitas vezes esta análise é baseada em informações bastante limitadas e é frequentemente preparada com a ajuda do investidor e do consultor de estratégia. É neste momento que um bom estudo de mercado se mostra ferramenta fundamental para qualificar e quantificar as possíveis sinergias, assim como eventuais sobreposições que no ato da fusão das diversas atividades representarão risco de perda de valor, caso não sejam bem geridas.

Na medida em que o negócio fica mais próximo de se tornar realidade, quando as empresas formalizam suas intenções, informações adicionais são coletadas junto à empresa a ser adquirida durante o processo de due diligence. Assim, as premissas iniciais são refinadas para que a avaliação das possíveis sinergias possam avançar. Esta modelização avança nesta fase, parte suportada por dados, parte por suposições. Sendo assim o modelo é apenas isto neste momento, um modelo.

stock-photo-m-a-mergers-and-acquisitions-word-cloud-concept-with-great-terms-such-as-deals-stocks-ebitda-111064136A modelização avança com classificação das sinergias em três grandes grupos: receita e crescimento de mercado, redução de custos / ganhos de eficiência e otimização do capital.

RECEITA E CRESCIMENTO DE MERCADO 

A análise estratégica do negócio pode antecipar sinergias a partir da entrada em novos mercados, expandindo/melhor explorando a cobertura geográfica ou acessando novos canais de distribuição. Outras sinergias podem ser obtidas através da alavancagem e expansão da força de vendas para atingir novos clientes. Pode ainda resultar da inovação de produtos pela combinação das áreas de pesquisa cada empresa, dos esforços de desenvolvimento e alavancar as plataformas de produção existentes para oferecer novos produtos ou serviços.

REDUÇÃO DE CUSTOS / GANHOS DE EFICIENCIA

        Em muitos casos, as oportunidades de redução de custos podem ser encontradas na demonstração de resultados, especialmente no back-office e áreas funcionais, como compras, folha de pagamento, finanças, recursos humanos e tecnologia da informação.

Estas sinergias podem resultar em reduções permanentes nos custos dos departamentos operacionais, uma melhor gestão, o aumento da produtividade das operações consolidadas (economias de escala, melhor utilização da tecnologia, etc.) entre outros.  .

 OTIMIZAÇÃO DO CAPITAL

O balanço de uma empresa pode também ser uma fonte de oportunidades de sinergia. Por exemplo, os ativos tangíveis como imóveis, instalações e equipamentos podem ser racionalizados através de combinação ou fechamento. Sinergias de ativos financeiros podem ser realizadas através de uma melhor gestão do capital de giro, custo de capital, as contas a receber/pagar e otimizando os níveis da dívida. Em resumo, ganhos sobre gestão dos bens imobilizados e financeiros. 

         Como você pode ver aquele nosso modelo está ganhando forma e tamanho:

  • forma, porque caso a aquisição venha a ser realizada você já terá em mãos um projeto para rentabilizar o investimento 
  • tamanho, uma vez que a cada tópico deste projeto foi atribuído um ganho.

Agora que voce contabiizou os ganhos sinérgicos e perdas, ligadas a eventuais sobreposições, nosso modelo permite começar a desenhar o valor de nossa “presa”. Muitas práticas de mercado podem ser aplicadas, mas muito frequentemente utiliza-se o ROI ou Payback (retorno sobre o investimento) mas este tópico por si só, em função de sua importancia, merece um approach específico.

SUGESTÃO DE LEITURA: Diagnóstico de empresas , Revendo a estratégia 

Valmir Mondejar    mais sobre…. 

Anúncios

Um comentário sobre “Mas afinal, qual é o verdadeiro valor da caça?

  1. Mondejar acrescento ser fundamental para fusões de exito precedente análise apurada de passivo legal. Sinergias sem segurança jurídica inviabilizam qualquer projeto, qualquer um. Parabéns pelo artigo, muito elucidativo.

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s