Pare de se lamentar e vá logo ao encontro dos nichos!


"Não prever, é já lamentar" - Leonardo da Vinci

No contexto atual, empresas teem cada vez mais dificuldades para definir suas estratégias, considerando o forte grau de incerteza sobre os mercados e de como conter os riscos potenciais sobre os impactos em seus mercados.

A noção de risco deve ser analisada sobre dois ângulos:

  • os riscos internos, ligados à empresa, seus processos de produção, sua organização, sua estrutura financeira: são aqueles que são geralmente conhecidos pela empresa
  • os riscos externos (fornecedores, clientes, concorrentes, tecnologias): muitas vezes estão identificados e conhecidos, mas frequentemente de forma muito global.

No campo da análise estratégica, o processo de segmentação dos mercados às vezes é muito complexo e determinante. A grande maioria das empresas ficam por absoluta falta de método, de tempo ou de coragem de questionar seu status, em um nível de análise global dos mercados e faltam informações precisas que permitam fazer uma segmentação mais precisa.

A questão que coloco é como em mercados em recessão encontrar alternativas rentáveis? A resposta que defendo: é identificar os nichos.
imagesMas antes é preciso pontuar o que caracteriza um nicho, para evitar que batizemos pequenos mercados de forma errônea.

Vejo claramente como nicho algo possível de ser descrito de forma muito precisa: tamanho pequeno, poucos atores, pouco atrativo para novos entrantes, frequentemente rentáveis e relativamente protegidos de ameaças.

Posicionar-se em um nicho permite se confrontar com uma concorrência menos forte, para volumes de venda potencial naturalmente mais fracos.

Muito frequentemente não procuramos os nichos de mercado, nós os encontramos pelas características das ofertas e eles podem ser:

  • aqueles que são nicho pela natureza da oferta: rodapé de madeira para piso laminado, p. ex.
  • aqueles que são sub-segmentos de um mercado: oferta de seguros para deficientes auditivos, p. ex.

Não é raro encontrar empresas que já estão posicionadas em nichos de mercado, sem o saber. Não reconhecem que sua atividade pode apresentar as características de um nicho de mercado. A falta deste conhecimento reduz as opções estratégicas e certamente sua performance. 

Não subestime, atuar em um nicho pode ser de grande valia:

  • muitos cases de sucesso são explicados pelo posicionamento estratégico ter sido por atuar em nichos de mercado, que permitiu atuar em mercados protegidos e rentáveis. 
  • uma empresa que é o sexto ou sétimo (“apenas mais um player“) em um mercado, pode ser o líder em um nicho e jogar como uma líder (define preços, valores, indicar tendências, imagem de liderança, etc)
  • o nicho que a empresa se posicionou é pequeno mas com potencial de crescimento expressivo (carros movidos a eletricidade, p. ex)

Em tempos de crise, a analise de nichos de mercado para as empresas permite estratégias mais simples, mais rápidas, menos custosas, menos arriscadas e muito provavelmente mais rentáveis.

Se este for o seu caso, para de se lamentar (“…em casa que falta pão todos reclamam, todos tem razão…”) e vá ao encontro de nichos.

A presa será menor, mas elas podem ser muitas.

SUGESTÃO DE LEITURA: O que sabemos fazer Inovação

Valmir Mondejar      mais sobre….

Anúncios

Um comentário sobre “Pare de se lamentar e vá logo ao encontro dos nichos!

  1. Boa leitura e reflexão, mas além de localizar e por foco no nicho, as empresas precisam ter seus processos alinhados e gente boa executando as atividades.
    Buscar o nicho, reconhecer e ter ampla capacidade para atender a necessidade do mercado, buscando ser o melhor não apenas mais um jogador em campo.

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s