Inovação e a mediocridade da média


Ainda que a inovação seja um dos motores do crescimento de uma empresa, os vários questionamentos que ela proporciona demonstram que este é um processo complexo e cheio de incertezas. E é por esta razão que as empresas devem, além de promover um clima propício à inovação, aprender a gerir melhor este processo.
Estas constatações me levam diretamente a questão: em que medida a inovação constitui um fator chave de sucesso, mas ao mesmo tempo promove um clima de incertezas dentro das organizações?
Quando a empresa não tem tolerância ao risco são tomadas uma série de medidas para detê-lo. Logo, o que vem a seguir é o incremento de custo, tanto quanto seja necessário para conter o risco. E assim, a incerteza da rentabilidade passa a ser real, certa e reduzida.

stock-photo-light-bulb-with-business-charts-116217553Encontrar o ponto de equilíbrio não é tarefa fácil e esta dificuldade envolve a todos com funções executivas, desde o Depto Financeiro, passando pelos Deptos de Marketing e Vendas até o CEO.
A tendência natural é procurar uma solução média, o que com frequência leva a resultados medíocres. Tudo leva a crer que a solução mais apropriada passa por definir os contornos das incertezas:

  • aquelas ligadas às dificuldades de realização,
  • da estrutura concorrencial e dos mecanismos de proteção
  • de qual será o ritmo de propagação das inovações
  • da estrutura de financiamento.

Cumprida esta tarefa, resta a cada um que queira ser reconhecido como um líder mobilizar os cérebros e corações que tornarão possível mobilizar um conjunto de instrumentos suficientes para mitigar os efeitos nocivos delas.

SUGESTÃO DE LEITURA: Estudos de Mercado , Foco no foco do Cliente, mas quem cuida do canibal?

Valmir Mondejar    mais sobre….. 

Anúncios

Participe, queremos conhecer sua opinião......

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s