A proteção da inovação


No artigo INOVAÇÃO E A MEDIOCRIDADE DA MÉDIA citei, como uma das grandes fontes de incertezas para as quais os contornos devem ser bem delineados, o sistema de proteção à inovação.

A proteção da inovação se dá por três vias:

  • pelo registro no INPI da marca, patente de invenção, modelo industrial: esta solução propicia um “monopólio” temporário. Qualquer que seja a originalidade, a inovação introduzida assegura uma vantagem competitiva provisória.
  • pela velocidade da inovação na apresentação e difusão no mercado: tornar a inovação de conhecimento daqueles que influenciam e decidem consolida uma imagem e o reconhecimento da propriedade.
  • pela renovação frequente do portfólio: produtos ou serviços em constante evolução criam o desejo e a expectativa por uma nova onda de soluções inovativas.

As empresas que se consolidaram no mercado com a marca da inovação, de forma rentável, desenvolveram um programa de inovação de longo prazo, a partir de um ou mais eixos centrais de desenvolvimento utilizando tecnologias em cascata que validam conceitos e confortam o consumidor com sucessivos e evolutivos lançamentos.

stock-photo-light-bulb-with-business-charts-116217553O ritmo acelerado das inovações que contribuem para a redução do ciclo de vida dos produtos demandam estratégias de liderança bastante arriscadas. Uma grande empresa como Lockheed foi simplesmente eliminada do mercado aéreo pela Boeing e Douglas por ter introduzido o turbo-propulsor ao invés do turbo-reator.

Se uma grande empresa tem recursos suficientes para suplantar falhas de inovação ela pode se permitir estabelecer um programa de apresentação ao mercado de uma nova oferta e já prever as novas versões, criando um processo de canibalização interna e assim dando pouco espaço aos competidores para apresentar ofertas equivalentes. Os exemplos são muitos.

 Este não é o caso de pequenas e medias empresas, que devem se mostrar muito vigilantes no momento de optar por uma estratégia de liderança que tenha como base a inovação tecnológica. Sua capacidade financeira será sua maior restrição, neste caso restam a eles:

  • seguir o líder, com ofertas similares chegando ao mercado sempre depois, porém trilhando caminhos já relativamente seguros, com posicionamento de preços mais agressivo.
  • criar seu próprio caminho com ofertas de ciclo de vida mais longo, e neste caso mais importante será a proteção da invenção via INPI (p. ex.).

Como é possível observar a proteção da inovação é, sobretudo, uma decisão estratégica jamais tomada solitariamente. Relegar sua definição às áreas operacionais implica geralmente na redundância de ações e custos e em eventual falta de alinhamento à estratégia do negócio.

SUGESTÃO DE LEITURA: Planos de Negócio , Inovação e a mediocridade da média

Valmir Mondejar     veja mais… 

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