Missão: porque voce precisa de uma, como defini-la ?


O autor norte-americano Peter Drucker cita importantes questões a serem colocadas sobre as empresas:

  • qual é seu negócio ?
  • o que ele vai ser ?
  • o que ele deve ser ?

São apenas 3 questões simples e fundamentais para todas empresas. Suas respostas dependem das necessidades ocultas de seus clientes. A forma com a qual você responde a estas necessidades determinará a missão de mercado.

Uma empresa perdura porque ela satisfaz uma necessidade particular. É através de sua missão de mercado que você define o que você quer satisfazer. A missão de mercado é um enunciado de seu papel no ambiente local e global.

stock-photo-light-bulb-with-business-charts-116217553Imagine na necessidade de informação, de comer algo doce ou de praticar um esporte. Um editor de livros e um redator-chefe tem também como missão satisfazer nossa necessidade de informação, mas eles fazem isto de modos diferentes. O editor fornece uma leitura prazerosa, frequentemente voltada ao lazer. O redator-chefe de uma revista faz análises rigorosas sobre os acontecimentos atuais, sendo o mais objetivo possível. Estas duas atuações tem objetivos diferentes, mas uma mesma missão: informar.

Inicialmente, uma missão de mercado se define como o “campo de aplicação das atividades realizadas por uma empresa”. Esta definição evoluirá posteriormente para expor o objetivo primário de uma empresa. E esta missão deve conter:

  • o objetivo essencial da empresa: porque e para que ela existe?
  • a natureza do ambiente de negócios
  • os clientes-alvo a que se quer satisfazer

É muito comum empresas confundir os conceitos: visão, missão e objetivos estratégicos.

Como formular sua missão

A maioria das empresas enunciam sua missão estratégica à partir de um conjunto de tarefas e se comprometem a responder às prioridades regionais, nacionais ou globais. E isto pode ser feito de modo formal ou informal.

Habitualmente, um empreendedor tem sua própria filosofia que é seguida por sua equipe. Esta filosofia é frequentemente não formalizada. Ela pode estar ainda no inconsciente no empreendedor. Evolui, aliás, rapidamente em função de sua atividade. O empreendedor tem uma boa ideia do tipo de empresa que ele quer, mas não a formaliza. O enunciado de sua missão pode se formular à partir de sua visão, definida na criação da empresa.

Se você é o responsável pelo Marketing, sua contribuição virá na medida em que você materialize a missão de mercado. Procure faze-lo de modo informal através da criação da identidade da empresa ou através de debates e da formalização de sua missão de maneira clara e definitiva.

Poderá ser interessante fazer participar um consultor externo no processo. Ele ajudará a tomar um certo distanciamento, realizar uma análise mais aprofundada e permitir a entrada de “ar fresco” no ambiente, e assim, fazer soprar um novo vento nas velas que impulsionam seu negócio.

SUGESTÃO DE LEITURA: O que sabemos fazer , Formulação Estratégica

Valmir Mondejar      mais sobre….

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